segunda-feira, 8 de junho de 2009

Compartilhando Conhecimentos: Educação a Distância - Cursos grátis

© Niro

Acho desnecessário explicar o que é educação contínua. Mas gostaria de reforçar a idéia de aproveitar oportunidades, principalmente quando podem agregar conhecimento e valor. E, no caso da dica desse post, o único investimento que você tem a fazer é de seu tempo.

Pois bem, para quem não conhece, gostaria de apresentar o OCWC - Open Course Ware Consortium. Fiz um breve resumo da introdução disponível no site:

"O OpenCourseWare Consortium é resultado da colabração de mais de 200 instituições de nível superior de todo o mundo que criam um conteúdo educacional amplo, profundo e aberto utilizando um modelo compartilhado. Sua missão é avançar a educação e "capacitar" (empower) pessoas de todo o mundo através de cursos abertos (opencourseware)."

Mas o que é um curso aberto?

"Um OpenCourseWare é uma publicação de materiais de alta qualidade digital organizados na forma de um curso aberto e gratuito."

O Brasil já conta com cinco instituições participantes:
* ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
* Fundação Getulio Vargas - FGV Online
* Uniso - Universidade de Sorocaba
* Universidade Federal de Juiz de Fora
* Universidade Federal Rural de Pernambuco

Dessas, apenas duas já disponibilizam cursos:
ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão
Fundamentos de Análises de Negócios - (Desenvolvido pela Universidade da Califórnia de Irvine - EUA e traduzido pela ESAGS)
Fundação Getulio Vargas - FGV Online
Diversidade na Organização
Ciência e Tecnologia
Ética
Recursos Humanos

Os cursos abertos não são uma novidade, mas acho importante divulgar porque acredito que muitas pessoas ainda não conheçam. Agora, se você tem domínio de leitura em inglês, o universo de cursos se amplia maravilhosamente. O Massachusetts Institute of Technology - MIT, por exemplo, iniciou sua oferta e atualmente disponibiliza 1.900, isso mesmo, 1.900 cursos abertos. Não se aborreça, tem uma boa notícia: o Universia Brasil, um dos grandes e melhores portais sobre educação, já traduziu boa parte deles. Faça uma visita ao MITOPENCOURSEWARE em português. Por falta de opção é que você não vai deixar de estudar. E, se for professor, a notícia é melhor ainda: os planos de aula e muitos materiais também estão disponíveis.

Certamente virá a inevitável pergunta que já cansei de ouvir em 13 anos de vida acadêmiica: "Tem certificado?". Alguns cursos até emitem um comprovante que não impressionar ninguém. Mas você fará uma grande diferença se, por exemplo, debater com desenvoltura sobre ética, ou outro assunto que tenha estudado, em uma seleção de emprego ou acertar aquelas questões que irão garantir sua aprovação em um concurso. Independente disso, conhecimento é um valor inestimável.

Agora, se me derem licença, vou estudar um pouco. Estou cursando Simulation et décision pour la gestion na Grenoble Ecole de Management. Se eu sei ler francês? Não, mas decidi que sei porque quero e estou entendendo quase tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!