sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Mudança Climática" ou "Aquecimento Global"? Minha opinião!



O gráfico acima mostra a concentração de Dióxido de Carbono - CO2 (linha azul) e o comportamento da temperatura global. Existe um forte relacionamento entre esses dois fatores. O CO2 (junto com outros gases como Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), CFC´s ) forma uma camada de gases na atmosfera terrestre que reflete de volta para a superfície do planeta, parte da energia térmica emitida pela Terra. Esse fenômeno é conhecido como “Efeito Estufa”!

Vamos nos concentrar no comportamento da linha vermelha (temperatura global). Até o século XX, aproximadamente, o que vemos são somente oscilações. Eu denomino esse comportamento de “mudança climática”! A partir da rápida industrialização e crescimento da economia mundial, a linha vermelha muda subitamente seu comportamento para um crescimento exponencial.

Em síntese, antes da era industrial a influência das ações humanas sobre a temperatura do planeta não podem ser percebidas, ou melhor, não eram significativas. A industrialização trouxe consigo a queima do petróleo e seus derivados como principal fonte de energia, liberando enormes quantidades de CO2 na atmosfera. O “Efeito Estufa” é, portanto, um resultado evidente das ações do homem sobre o clima!

Seguindo o raciocínio, o termo correto para o que estamos vivenciando é “Aquecimento Global”. Antes, o que observamos no gráfico são “mudanças climáticas” naturais, um padrão de comportamento oscilatório presente na maioria dos sistemas.

Para finalizar, “mudança climática” comporta também o resfriamento, assim, enquanto o homem não reverter o processo, o correto é utilizar “Aquecimento Global”, embora este, não deixe de ser uma "mudança climática".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!