sexta-feira, 29 de maio de 2009

Teste de Criatividade


© Photo by Carol

Antes de mais nada é bom esclarecer que não sou nenhum especialista em criatividade, não me destaco por isso, mas tenho muita curiosidade sobre o assunto.

Nesse sentido, estava procurando um teste com fundamentação científica sobre criatividade e, ocasionalmente, que contivesse algumas orientações sobre como desenvolver o potencial criativo.

E não é que na primeira tentativa dei de cara com meu "web-amigo" Tony Buzan? Explico: conheci o Buzan na Internet há mais de dez anos, quando pesquisava sobre mapas mentais. Ele foi um dos precursores dessa área e se deu muito bem. Confesso que não sou muito fã dele pois imprime um tom elevadamente comercial aos seus produtos.

Mesmo assim, fui em busca de seu livro "O Poder da Inteligência Criativa" no Google Books. Logo nas primeiras páginas havia um teste, mas achei muito precário e sem fundamentação.

Continuando a busca encontrei uma reportagem da Scientic American intitulada "How to Unleash Your Creativity" (Como liberar sua Criatividade). Se tratava, na verdade, de uma entrevista com três experts em criatividade, cada um com background e visões diferentes.

Um deles é Robert Epstein, acadêmico visitante da Universidade da California, San Diego. É também editor colaborador da Scientific American Mind e editor chefe da Psychology Today. Epstein tem escrito vários livros sobre criatividade, incluindo The Big Book of Creativity Games (McGraw-Hill, 2000).

Pois bem, o Prof. Epstein criou um site (em inglês/espanhol) no qual você pode testar sua criatividade obtendo, além de um índice de criatividade (score), um relatório sobre quatro diferentes áreas de habilidades para expresssão da criatividade.

Como afirmei no início, minha criatividade é bem mediana, tanto que o resultado que obtive foi de 55%, assim distribuídos:
- Preserve New Ideas: 38%
- Seeks Challenges: 46%
- Broadens Skills & Knowledge: 88%
- Changes Environment: 50%

Se não tive um bom desempenho no teste creio que posso compensar enaltecendo minha honesttidade (ao realizar o teste), meu autoconhecimento (prevendo o resultado) e minha coragem (publicando). rssss

Pois bem, convido-os a fazerem o teste e deixarem seus comentários. Apontem seu navegador para Epstein Creativity Competencies Inventory for Individuals (ECCI-i) ou Inventario Epstein de Competencias de Creatividad para individuos (ECCI-i.

Aproveite que está navegando, passse na página do Prof. Epstein e façam download gratuito do e-book "Creativity for Crisis" com dicas curtas e pontuais.

O Prof. Epstein tem vários outros testes, o que me incomodou um pouco, mais uma vez pelo aspecto comercial. Relevei porque gostei do teste e da análise, além de ser um autor com muitos predicados acadêmicos. Se alguém quiser tentar algum outro, existem diferentes tipos, indo de "Competências no Amor" até "Orientação Sexual". Para escolher é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!