domingo, 7 de junho de 2009

Correio Braziliense com "z"


Por que o jornal criado pelo "cabeça de Paraíba", Assis Chateaubriand, em 1960, circula com "z" por essas bandas?

O Correio Braziliense original, ou Armazém Literário, foi fundado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, e circulou de 1° de junho de 1808 a 1823 (29 volumes editados, no total).

Hipólito José da Costa nasceu no Brasil, iniciou seus estudos em Porto Alegre e terminou em Portugal, na Universidade de Coimbra, onde se formou em Leis, Filosofia e Matemática (1798). Enviado pela Corte Portuguesa ao México e aos Estados Unidos, para estudar a economia e indústria desses países, torna-se maçon, o que viria a influenciar significativamente sua vida.

Em nova viagem de estudos e aquisição de obras e maquinários para imprensa, dessa vez a Londres, aproveita para estabelecer relacionamentos com a Maçonaria internacional. No seu retorno é preso pela Inquisição Portuguesa, mas consegue fugir para a Espanha com a ajuda de dois amigos maçons, dirigindo-se, posteriormente, para a Grã-Bratanha.

Em Londres, sempre com o apoio da Maçonaria, passa a publicar o Correio Braziliense,
que se destaca por defender idéias liberais, entre as quais as de emancipação colonial.

Hipólito José faleceu em 1823, tendo seus restos mortais transferidos para o Brasil em 2001, mais esspecificamente, aqui para Brasília, nos Jardins do Museu da Imprensa Nacional.

Mais informações:
Almanaque Hipólito, Antonio F. Costella, Observatório da Imprensa
Gomes, Laurentino, Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a historia de Portugal e do Brasil, 1808, Ed. Planeta.

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim!