terça-feira, 2 de junho de 2009

Psicossomático ou Psicogênico?

© Montagem by Niro

Confesso que eu usava o termo Psicossomático sempre que queria me referir a doenças cuja causa eu creditava a fatores psíquicos. Se você estiver disposto a atribuir a causa da doença UNICAMENTE a fatores psicológicos o termo correto é Psicogênico.

Psicossomático se refere a doenças de fundo psicológico em conjunto com outros intervenientes como alimentação, ambiente, atividade física, etc.

Quem explica é Ken Wilber em trecho de seu livro "Graça e Coragem - Espiritualidade e Cura na Vida e Morte de Treyakillam Wilber". Citando um outro livro de um renomado médico e pesquisador, Wilber faz uma boa definição dos termos:

"[...] Steven Locke e Douglas Colligan escreveram em The Healer Within (O Curador Interno), com efeito, toda doença tem um componente psicológico e todo processo de cura é afetado pela psicologia. Mas, continuam os autores, o problema é que as pessoas confundem o termo psicossomático, que significa que um processo de doença física pode ser afetado por fatores psicológicos, com o termo psicogênico, que significa que a doença é causada somente por fatores psicológicos. Os autores afirmam: "No sentido correto da palavra, toda doença pode ser considerada psicossomática; talvez seja a hora de aposentar definitivamente o termo psicossomático. [Porque] tanto o público como alguns médicos usam as palavras psicossomático (significando que a mente pode influenciar a saúde do corpo) e psicogênico (significando que a mente pode causar doenças no corpo) intercambiavelmente. Eles perderam de vista o verdadeiro significado de doença psicossomática." Como Roberto Ader sugere, "Não estamos falando sobre a causação das doenças mas sim da interação entre eventos psicossociais e condições biológicas pré-existentes."

Os próprios autores mencionam hereditariedade, estilo de vida, drogas, local, ocupação, idade e personalidade. É a interação de todos esses fatores – eu adicionaria fatores existenciais e espirituais – de todos os níveis que, juntos, parecem influenciar a causa e o curso das doenças físicas. Escolher um desses fatores e ignorar os demais é uma simplificação absurda."

O livro "The Healer Within" tem por base a nova ciência da psiconeuroimunologia. Trata-se de coisa séria. O autor principal, Dr. Steven Locke é professor de Psiquiatria da Escola de Medicina de Harvard e professor de Ciências da Saúde do Instiituto de Tecnologia de Massachusetts.

Volto a falar no livro de Wilber, "Graça e Coragem", que dizem ser leitura obrigatória, no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!