terça-feira, 2 de junho de 2009

Quem é Ken?

http://www.kenwilber.com/recent/show/192?page=8 © 2009 Ken Wilber

Tenho grande interesse pelo Pensamento Sistêmico, na minha opinião, uma área de estudos e pesquisas profundamente esclarecedora que colabora na compreensão do mundo e de nós mesmos.

Também nutro grande paixão pela Dinâmica de Sistemas, uma metodologia de simulação computadorizada com base no Pensamento Sistêmico, criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que permite que criar modelos de sistemas de praticamente qualquer área, desde Medicina, Psicologia, Engenharias, Meio-Ambiente, Negócios, etc.

A verdade é que, principalmente a partir do século passado, surgiram dezenas de áreas de estudos e pesquisas cujas fronteiras e limites, muitas vezes se sobrepoem. Assim, ao estudar o Pensamento Sistêmico você vai acabar estudando, também, Cibernética, Ciência da Informação, Semiótica, Teoria da Complexidade, Teoria dos Jogos, Teoria dos Fractais, etc.

Sinceramente, eu ainda não conhecia Ken Wilber, considerado um dos maiores filósofos da atualidade e seus estudos, em uma área denominada "Integral", no sentido do todo. E eu que pensava que os EUA tinham produzido apenas dois filosófos: Emerson e Thoreau (rsss). Brincadeira, é que os americanos são muito pragmáticos e sobra pouco tempo para pensar (isso é politicamente correto?).

A verdade é que estou muito impressionado com o sujeito, em especial, pela ênfase na espiritualidade, a meu ver, sob uma ótica científica, se isso é possível.

Para saber mais, vale a pena ler sobre ele na Wikipédia. Em seguida visite o site, mesmo que não saiba ler inglês, a composição das imagens e a "arquiteura da informação" são uma experiência única.

Não sei se você compartilha minha minha outra paixão, mapas, de todos os tipos. Só para dar um gostinho, veja este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!