quarta-feira, 3 de junho de 2009

Você tem coragem de tirar a máscara?

http://search.creativecommons.org/ © Davitf

O desafio que apresento no título é um projeto científico na área de psicologia da Universidade de Harvard. A premissa tem por base uma citação de Fyodor Dostoyevsky:

"Todo homem possui recordações que ele não diria a ninguém, a não ser aos seus amigos. Também possui outras lembranças na sua mente que não revelaria mesmo aos seus amigos, mas apenas a ele próprio, e assim mesmo em segredo. Mas há outras coisas que um homem tem medo de dizer até a si próprio e todo homem decente tem um certo número dessas coisas guardadas na mente."

Se você estiver aberto a penetrar em seu subconsciente para se conhecer um pouco mais, então o Project Implicit pode ser uma experiência interessante. Mas cuidado para não ir com muita sede ao pote, você pode não gostar nem um pouco das respostas que terá sobre a forma como pensa. Eu mesmo tive uma grande surpresa, felizmente positiva, mas não vou abrir o jogo (sou adepto da segunda afirmação do Dostoyevsky). hehehehe...

Outro fator importante que o projeto salienta é a questão ética. Determinadas pessoas, por ignorância, podem sair por aí tomando decisões pessoais com base nos resultados e não é este o objetivo.

O projeto está disponível para 31 países (desde dezembro de 2008 para o Brasil). No caso brasileiro são oferecidos sete testes nas seguintes áreas: cor da pele, peso, sexualidade, raça, gênero, idade e países. Você pode optar por fazer um teste de demonstração ou ir direto para os testes reais que serão computados anonimamente nos resultados da pesquisa.

A metodologia utilizada denomina-se Teste de Associação Implícita (TAI)e, no caso desse projeto, o objetivo é oferecer o TAI a pessoas interessadas num instrumento que lhes permita adquirir maior conhecimento sobre as suas preferências e crenças inconscientes.

Veja um exemplo da descrição de um teste:

"Sexualidade (TAI Homossexual-Heterossexual). Este TAI requer a capacidade de distinguir palavras e símbolos representando homossexuais e heterossexuais. O teste geralmente revela uma preferência automática por heterossexuais em relação aos homossexuais."

Uma característica que achei MUITO interesante e que, certamente, faz parte da metodologia é que os testes são psicomotores, isto é, seu corpo também entra na jogada pra não deixar você mentir. rssss

Vamos lá? Clique aqui e bons conhecimentos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim!