quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Restauro e reparação de valores humanos antigos


Photo by © Niro

Herdei esse relógio lindo de um tio, uma alma  linda que faleceu há alguns anos. Toca seis músicas diferentes a cada 15 minutos. Você muda uma pequena alavanca de posição e ele toca mais seis.

Sempre tive curiosidade de saber um pouco mais sobre ele mas, ficava sempre na pretensão. Hoje pela manhã fiz essa foto e postei no Twitter indagando se alguém sabia me dar mais informações sobre ele. Não houve resposta.

Dizem que Burle-Marx, o famoso arquiteto-urbanista (na verdade, formado em Belas Artes) estava viajando de carro com outra sumidade, Darcy Ribeiro, um grande antropólogo e educador. Burle-Marx ia apontando árvores pelo caminho e dizendo seu nome-científico. Darcy teria ficando imapciente e dito:

- Deixa de ser chato! Aquilo, para mim é um Buriti, uma palmeira e não uma Mauritia flexuosa!

Burle-Marx se encolheu no banco e retrucou, com humildade:

- É que gosto de chamar minhas "amigas" pelo nome!

O ODO, meu relógio já mora comigo há um tempão, é um amigo, como as plantas do Burle-Marx. Às vezes, eu o calo pois, se estou triste, ele me deixa melancólico. Mas é um companheiro que canta nas minhas noites insones informando que a vida passa e que estamos aqui para ser felizes e trazer felicidade aos outros. Então decidi invadir sua intimidade. Primeiro descobri que ele era francês, estava na sua "certidão de nascimento" (Made in France) da foto abaixo.


 
 Photo by © Niro

Deve ser por isso que não sei muito bem o que ele canta, talvez músicas francesas que desconheço (ou talvez não). Em uma outra peça está gravado "SRFA" se essa a ordem de leitura de correta. Finalmente, um número, 94661 e mais nada. Ah, me lembrei que um relojoeiro me disse certa vez que a caixa de madeira deveria ser portuguesa, então resolvi partir por esse caminho. Na França, só havia descoberto que a "mãe" do ODO foi "inaugurada" no século XVIII!

Navegando pela Internet encontrei um blog chamado "Relógios Antigos - Restauro e reparação de relógios antigos"! Pertence ao Rui, de Lisboa, Portugal. Só pelas fotos já vale a visita. Pegue seu navegador e vá até Lisboa. O endereço é: http://relogiostempo.blogspot.com/. Não sei mais sobre ele do que a capacidade que teve de transformar sua paixão em profissão e ser bem-sucedido. Nâo é para qualquer um, é preciso amar muito. Quando passo pelos estacionamentos de carros novos, sofisticados e até importados que lotam os escionamentos dos "cursinhos" para concursos públicos, fico pensando: o que as pessoas que estão ali amam? Até hoje fiz apenas dois concursos, porque que era para trabalhar com coisas que amo.

Sei que juntei mais umas fotos do ODO e enviei para o Rui, solicitando informações. Em uma sociedade em que as pessoas só estão preocupdas em consumir e não têm tempo para os outros, o Rui teve a gentileza de me enviar dois e-mails falando um pouco mais do meu relógio. Disse que a caixa deve ser francesa também, que não há motivos para não ser e estimou que ele foi fabricado depois de 1945! Eu pensei um pouquinho e acho que sei porque, mas não vou arriscar dizer antes de confirmar o Rui.

Este post todo é para fazer um agradecimento a uma coisa que tem valor: pedir uma informação e receber uma pronta resposta.  Fiquei pensando em tantos e-mails já que enviei e que se perderam no tempo, nunca respondidos. Acho que o Rui não é apenas uma pessoa educada e gentil. É alguém que sabe o valor do tempo e das coisas, restaurando e reparando minha fé nos valores humanos!












2 comentários:

  1. Caro Niro, Obr. pelo seu post aqui deixo um link que talvez tenha algum interesse.

    http://www.josesaramago.org/noticias/noticiasDetalle.php?i=264

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rui!
    Muito obrigado! Saramago é uma pessoa que veio preencher nossas vidas de significado através de seus pensamentos.
    Não há pessoa no mundo que possa se sentir acomodada depois de ler o que ele escreve.
    Esse é o grande valor. Ele nos incita a buscar a compreensão de nós mesmos, de nosso curto papel nessa existência terrena e das ações sociais necessárias, que tantas vezes adiamos.
    Que possamos, sempre, fazer o melhor de nós mesmos, por nós e pelo mundo, ao "cantar" das horas!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim!